Inscrições abertas para o V Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia.

Share This:

© Pedro Cunha / Miragem Urbana.

O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia realiza em 2014 a sua 5ª edição. Trata-se de um projeto nacional que incentiva a cultura, a arte e a linguagem fotográfica em toda a sua diversidade. Aberto a todos os artistas brasileiros ou resi-dentes no País, o Prêmio é promovido pelo jornal Diário do Pará e conta com o patrocínio da Vale e com as parcerias da Casa das Onze Janelas do Sistema Integrado de Museus/ Secult-PA e o Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA).
São três prêmios no valor de R$ 10.000,00 cada. Os sele¬cionados e premiados participarão da Mostra V Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, na Casa das Onze Janelas, que ocorrerá no período de 22 de abril a 22 de junho. Não será proposto para esta edição nenhum tema específico. O que norteará o resultado final da Mostra será a livre experi¬mentação do artista no amplo território da fotografia. Além disso, o projeto incentivará a educação e a pesquisa com uma programação de palestras, encontros com artistas, oficinas e atividade educativa com as escolas.

Inscrições de 19 de dezembro de 2013 a 18 de fevereiro de 2014.
Participe!

© Gui Mohallem / Welcome home

O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia chega ao seu quinto ano consolidando um espaço de produção e circulação da arte brasileira contem¬porânea por meio da fotografia. O território da imagem fotográfica significa para o projeto um campo de convergências poéticas, experimentações materiais e investigações filosóficas. Desde 2010 o Diário Contemporâneo realizou, em Belém, diversas mostras de artistas selecionados, premiados e convidados, palestras, encontros, cursos e oficinas e publicou quatro livros, reunindo imagens dos trabalhos, entrevistas, ensaios críticos e artigos de pesquisadores de todo o país.
Em quatro anos de existência, e tendo o fotográfico como norteador, o projeto também selecionou e exibiu pintura, desenho, vídeo, trabalhos instalativos e sonoros, objetos e narrativas literárias.
Além das exposições, a participação de curadores, artistas e professores nas comissões de seleção e nas palestras promoveu o diálogo entre pes¬quisadores do Pará e de outros estados contribuindo para uma observação mais ampla sobre a produção emergente no Brasil.
Para cada edição, ao longo desses anos, o projeto propôs questões aos artistas, evitando sempre a tradição ilustrativa da fotografia; explorando o tema como exercício conceitual, mote no qual o artista pudesse experimen¬tar sua liberdade poética, ou ainda propor seu trabalho como uma tradução possível para as questões propostas nos editais.
Tivemos então Brasil Brasis em 2010, Crônicas Urbanas em 2011, Memórias da Imagem em 2012 e Cultura Natureza em 2013. Para este ano de 2014, e com a intenção de comemorar um novo ciclo com a quinta edição, decidimos propor um não-tema, uma espécie de não-lugar que caracteriza o território da fotografia, um lugar de constante passagem e repouso para a experiência do fotográfico. Portanto fica claro que não propomos nenhuma questão específica a ser desenvolvida pelo artista, mas reiteramos a livre experi¬mentação que a fotografia, desde suas origens, exerce no campo da arte.

Mariano Klautau Filho
Curador do Projeto Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia

81 comentários em “Inscrições abertas para o V Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia.

  1. quero saber: como participar deste concurso? como enviar o material? quantas fotografias poderá participar do concurso cada fotografo? se em cores ou p/b?
    aguardo uma resposta.

    grato

    Magno

    1. Magno, todos os candidatos deverão enviar seus dossiês e portfólios junto com a ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada de forma legível, e 1 (um) envelope selado para devolução no caso de não serem selecionados. Este material deverá conter em anexo autorização devidamente assinada pelo autor do trabalho ou seu representante para que a Organização do projeto se encarregue da referida devolução. Para os artistas residentes em Belém, a inscrição poderá ser feita pessoalmente no mesmo endereço e em horário comercial de segunda a sexta. Os dossiês e portfólios deverão ser enviados para:
      Rua Aristides Lobo, 1055 Bairro Reduto – Belém-Pará – CEP. 66.053-020 (entre Tv. Benjamin Constant e Tv. Rui Barbosa) · Fone: (91) 3355.0002 · 8367.2468.

      Cada participante deve enviar no mínimo, 08 (oito) a, no máximo, 12 (doze) imagens no tamanho máximo de até 24×30 cm cada. Podem ser coloridas ou em preto e branco.
      Todas as informações estão no Edital: http://www.diariocontemporaneo.com.br/?page_id=10

      Atente para a data de encerramento das inscrições que é dia 18/02. Boa sorte.

    1. Dayse, cada participante deve enviar no mínimo, 08 (oito) a, no máximo, 12 (doze) imagens no ta-
      manho máximo de até 24×30 cm cada. Lembre-se: o prazo de inscrições encerra dia 18/02. Boa sorte.

  2. Sou admiradora do Diário contemporâneo, porém será a primeira vez que irei participar, espero simplesmente agradar os jurados com minhas fotografias. A imagem diz muitas coisas em nossas vidas.

  3. Pelo que entendi, o dossiê consiste em:

    “Breve apresentação sobre o trabalho com no máximo 15 (quinze) linhas;
    Currículo resumido em 1 (uma) folha;
    Dados técnicos de montagem, formato e dimensões para apresentação da obra.”

    É isso mesmo?

    A autorização para devolução do material é aquela que já consta na ficha de inscrição ou preciso escrever uma a parte?

    Obrigada!

    1. Isso mesmo, Helena.
      A autorização pode ser aquela da Ficha mesmo, uma vez que ela já vem assinada por você.
      Mas lembre-se de que para tanto, você deve encaminhar junto à ficha de inscrição, embalagem apropriada, previamente identificada e paga à ECT.

      Espero ter ajudado.
      Fique atenta, o prazo encerra dia 18/02. Boa sorte.

    1. Juliana, dossiê é o conjunto de documentos (desenhos, mapas, simulações, textos, informações técnicas) no qual o portfólio está inserido. Assim, posso dizer que é referente a apresentação do trabalho que o artista irá apresentar para a comissão julgadora do Prêmio.

      Espero ter ajudado.
      Fique atenta, o prazo encerra dia 18/02. Boa sorte.

    1. Francisco, ele é aberto a todo o território nacional e aos artistas brasileiros ou estrangeiros residentes no país há mais de 3 (três) anos .

      Espero ter ajudado.
      Fique atento, o prazo encerra dia 18/02. Boa sorte.

    1. Juliana, os dados técnicos de montagem são todo e qualquer tipo de informação: mapas, textos explicativos, planos de montagem, etc.
      Nele você vai dizer como a sua obra ficaria quando pronta (de que tamanho, qual o espaçamento, com ou sem moldura, vidro, etc.)

      Assim, deves colocar todas as informações solicitadas no edital dentro do documento dossiê.

      Espero ter ajudado.
      Fique atenta, o prazo encerra dia 18/02. Boa sorte.

    1. Obrigada pelo elogio, Janaina.
      Quanto ao envio pelo site: ele não é disponível pois para a seleção o júri precisa do portfólio impresso em mãos para uma melhor leitura e debate.
      Além disso, quando o candidato envia o trabalho impresso ele já vem no seu jeito, com o papel fotográfico de sua preferencia, o formato e a apresentação; algo que a produção não poderia se responsabilizar em fazê-lo.

      Espero ter ajudado.
      Fique atenta, o prazo encerra dia 18/02. Boa sorte.

    1. Marilda, as fotos podem ter sido feitas em qualquer país, sim.
      Elas devem seguir uma mesma linha.

      Espero ter ajudado.
      Fique atento, o prazo encerra dia 18/02. Boa sorte.

  4. No caso de “Outros formatos” como diz no edital “trabalhos em vídeo”, no caso poderá ser enviado uma apresentação de fotografias com transições e um fundo musical por exemplo, ou imagens em movimento, vídeo mesmo? Desde já agradeço.

    1. Bruno, você pode escrever seu trabalho em vídeo, seja do estilo que desejar. Para vídeo, o candidato pode inscrever até três obras. Podes consultar no item 2.2.3 do edital.

      Espero ter ajudado.
      Fique atento, o prazo encerra dia 18/02. Boa sorte.

  5. Tenho dúvidas primeiro o portfólio, (sei o que é portfólio) este que é pedido na Inscrição o que deve ser enviado, fotos referente ao tema inscrito, fotos diferentes do tema inscrito e quantas fotos? Esta confuso essa parte, deveria existir um modelo. O dossiê deve conter descrição abaixo das fotos, quantas fotos deve ter, todas que serão enviadas? Curriculum seria o pessoal esse que entregamos em empresas ou só com experiências fotográficas?

    1. Newton, o portfólio deve apresentar somente trabalhos que estão sendo propostos para o prêmio. Ele não serve para apresentar obras anteriores.
      O dossiê é o conjunto de documentos (desenhos, mapas, simulações, textos, informações técnicas) no qual o portfólio é um dos elementos caso seja necessário a apresentação de trabalhos fotográficos em suporte convencional.

      Você tem autonomia na organização do seu dossiê, por isso não há um modelo, ele limitaria a criação.

      Assim deves colocar todas as informações solicitadas no edital dentro deste documento (dossiê). Quanto ao tamanho, este é o das imagens que você vai apresentar para a comissão que pode ser até no máximo 24 x 30. Agora o tamanho do envelope ou pasta que vai colocar essa documentação deve ser até 30×40, mas apenas se achar necessário ser deste tamanho.

      Quanto a série: sim deve ser enviada apenas uma. Que deve conter de 8 (mínimo) a 12 imagens (máximo).

      Espero ter ajudado.
      Fique atento, o prazo encerra dia 18/02. Boa sorte.

  6. Mais dúvidas: Dados técnicos de montagem, formato e dimensões para apresentação da obra. É para ser enviado em mais uma folha além do: Curriculum, portfólio e dossiê? O que é esperado? Que as imagens vá enumeradas?

    1. Newton, os desenhos, mapas, simulações, textos, informações técnicas devem vim cada um em uma folha separada, caso eles sejam necessários.

      IMPORTANTE: o edital não é rigoroso e nem tecnicista. Ele propõe ao artista um dossiê que pode ser mais ou menos complexo dependendo da proposta a ser apresentada. O artista tem autonomia de organizar seu material conforme sua necessidade observando as informações gerais sobre o trabalho solicitadas pelo regulamento.

      Espero ter ajudado.
      Fique atento, o prazo encerra dia 18/02. Boa sorte.

    1. Andrea, a comissão julgara que escolherá a linha em que o seu trabalho se encaixa, por isso não é necessário indicar nenhuma categoria na ficha.

      Espero ter ajudado.
      Fique atenta, o prazo encerra dia 18/02. Boa sorte.

  7. Olá!!!! Só é possível mandar uma série de no mínimo 8 fotos? Por exemplo, tenho uma séria de 04 fotos e outra de 5. Não posso mandar as duas? Ou tem que ser semente 01 série fotográfica de no mínimo 08 fotos?

    Obrigado pela atenção!

    1. Diego, a série é de no mínimo 08 fotos. Você não pode mandar menos que isso.
      Fica a seu critério juntar as duas séries, se você achar que juntas elas conseguem estabelecer uma narrativa para a exposição.
      O máximo é de 12 fotos.

      Espero ter ajudado.
      Fique atento, o prazo encerra dia 18/02. Boa sorte.

    1. Isso, Eduardo.
      Como dependemos dos Correios não podemos postergar mais o prazo, porque assim os candidatos correriam o risco de que seus trabalhos poderiam não chegar a tempo para a seleção.

      Espero ter ajudado.
      Fique atento, o prazo encerra dia 18/02. Boa sorte.

  8. Olá, gostaria de receber mais informações sobre como deve ser o modelo do dossiê e portfólio. O dossiê deve servir como dados técnicos, no caso ‘como’ a obra deveria ser exposta, certo? Quanto ao portfólio é mostrar o propósito da obra? Posso enviar tudo em um mesmo envelope?(ficha de inscrição, dossiê, portfólio e obras)? Já que farei pessoalmente o envio.

    1. João,
      O dossiê é o conjunto de documentos (desenhos, mapas, simulações, textos, informações técnicas) no qual o portfólio está inserido. Assim posso dizer que é referente a apresentação do trabalho (portfólio) que o artista irá apresentar para a comissão julgadora do Prêmio. Você deve descrever como o seu trabalho ficaria quando pronto, da sua maneira (tamanho, moldura, vidro, etc). O dossiê pode vir numa caixa, envelope, pasta, etc, por isso indicamos o tamanho máximo como o de 30×40 cm.

      E o portfólio é o ensaio que você vai submeter ao Prêmio, de no mínimo 8 (oito) a, no máximo, 12 (doze) imagens no tamanho de até 24x30cm (as imagens são menores para caberem dentro do dossiê).

      Você deve enviar somente o trabalho que será avaliado, não é necessário enviar trabalhos anteriores.

      Espero ter ajudado.
      Fique atento, o prazo para postagem encerra dia 17/02. Boa sorte.

    1. Andrea,
      Os dois polípticos são do mesmo trabalho?
      Caso não, você deverá escolher somente um deles para enviar.
      Caso sim, você estará inscrevendo mais do que o limite (16) imagens. Cada imagem que compõe um políptico conta como uma só, pois você deverá mandar em seu dossiê uma foto/desenho de como as fotos ficariam juntas e as fotos impressas individualmente para que durante a seleção o júri possa montar e ver o seu trabalho como um todo.

      Espero ter ajudado.
      Fique atenta, o prazo para postagem encerra dia 25/02. Boa sorte.

          1. Isso, Andrea.

            Observe no Edital:
            2.2.2
            “[…]
            Para o caso de séries constituídas de dípticos, trípticos ou polípticos,
            a quantidade permitida de imagens – total das imagens
            únicas apresentadas no portfólio
            – será ampliada para até no
            máximo 16 (dezesseis) imagens. É importante ressaltar que neste
            caso também deverão ser obedecidos os limites apresentados
            nos itens 4.3 e 4.4.”

        1. Andrea,
          mesmo que fosse contado cada políptico como uma unica imagem, ele não estaria obedecendo o Edital, pois o número mínimo é de 08 imagens e você só teria 02.
          Observe o item abaixo do Edital:
          2.2.2
          “[…]
          Para o caso de séries constituídas de dípticos, trípticos ou polípticos,
          a quantidade permitida de imagens – total das imagens
          únicas apresentadas no portfólio
          – será ampliada para até no
          máximo 16 (dezesseis) imagens. É importante ressaltar que neste
          caso também deverão ser obedecidos os limites apresentados
          nos itens 4.3 e 4.4.”

  9. Dúvida sobre a postagem no correio.
    – Os correios estão num período de greve e o funcionamento não esta sendo total. Vocês vão dar algum prazo para que cheguem os materiais já enviados?
    Pretendo enviar entre os dias 13 ou 14, mas pode não chegar até o dia 18.
    Obrigada.

    1. Kristiane,
      a data limite de postagem é de 17/02.
      O trabalho não precisa, obrigatoriamente, chegar no dia 18.

      A seleção dos trabalhos só acontece no período de 10 a 13 de março,
      por isso ainda há uma certa margem de tempo para que ele chegue.
      Creio que dará tempo. Assim que recebemos todos os trabalhos mandamos um email ao candidato atestando recebimento.

      Espero ter ajudado.
      Fique atenta, o prazo para postagem encerra dia 17/02. Boa sorte.

  10. Ola Debb
    Sou fotógrafo amador, sem mtos equipamentos, não tenho inscrição em nenhum órgão da classe, posso participar ?
    Outra dúvida é se posso enviar imagens de celular ou é exigente um mínimo de megapixels ?

    1. Renato,
      não é necessário ter equipamento profissional ou registro. Não há também um mínimo de megapixels exigidos.

      Espero ter ajudado.
      Fique atento, o prazo para postagem encerra dia 17/02. Boa sorte.

  11. Olá, boa tarde.

    Gostaria de saber se tenho que entregar as fotos no portfólio com todas as especificações técnicas que meu trabalho exige, ou se tenho que bater uma foto do trabalho já pronto e anexa-lo ao dossiê, ou se preciso somente enviar a foto e especificar pelo texto as técnicas de montagem e execução.

    Beijin.

    1. Danilo,
      você enviará as fotos impressas e no dossiê as informações (em folha separada) de como o seu trabalho ficaria quando pronto (dimensão, vidro, moldura, etc).

      Espero ter ajudado.
      Fique atento, o prazo para postagem encerra dia 17/02. Boa sorte.

  12. ola, gostaria de saber se o portifolio e a impressao das obras a serem enviadas ou consiste na apresentaçao de um portifolio geral de trabalhos anteriores do artista.

    obrigado

    1. Belmino,

      O portfólio é o ensaio que você vai submeter ao Prêmio, de no mínimo 8 (oito) a, no máximo, 12 (doze) imagens no tamanho de até 24x30cm (as imagens são menores para caberem dentro do dossiê).
      Você deve enviar somente o trabalho que será avaliado, não é necessário enviar trabalhos anteriores.

      Espero ter ajudado.
      Fique atento, o prazo de inscrição vai até dia 25/02. Boa sorte.

    1. Isso, Andreas,
      Atente no Edital:
      4.3 Para as obras bidimensionais os tamanhos não devem ultrapassar o formato
      de 50x60cm. Para os casos de instalação ou objeto, o espaço físico destinado à obra não deverá ultrapassar a largura de 2,00m v 3,00m e altura
      de 2,20m (dois metros e vinte centímetros), incluindo propostas para
      instalação de parede.
      4.4 No caso de séries constituídas a partir de dípticos, trípticos ou polípticos o
      tamanho final de apresentação do trabalho deverá obedecer aos mesmos
      limites propostos para instalação ou objeto descritos no item 4.3.

      Espero ter ajudado.
      Fique atento, o prazo de inscrição vai até dia 25/02. Boa sorte.

  13. Olá!
    As fotos do portfólio podem conter algum tipo de identificação, na frente ou no verso, tipo nome do autor, título, ano formato?
    No aguardo, desde já agradeço.

    1. Rubia,
      Pode ter sim, recomendamos que seja no verso da foto,
      na frente prejudica a leitura da imagem.

      Espero ter ajudado.
      Fique atenta, o prazo de inscrição vai até dia 25/02. Boa sorte.

    1. Depende, Ana Célia,
      Neste primeiro momento recomendamos que as fotos com crianças venham com a autorização.
      Posteriormente (caso seja selecionado), as outras seriam enviadas.

      Espero ter ajudado.
      Fique atenta, o prazo de inscrição vai até dia 25/02. Boa sorte.

    1. Claudia, o prazo foi prorrogado até 25/02 justamente por conta da greve dos Correios.
      Mande seu trabalho até dia 25, recomendamos o uso de serviços de correio expresso (SEDEX).

      Espero ter ajudado, boa sorte.

  14. Olá amigo, sei que o prazo de envio das obras vai até hoje; mas gostaria saber se tem alguma objeção que nelas tenham a minha logo? é preciso, ou proibido, identificar as fotografias com alguma informação no verso? Abraço

    1. O prazo foi prorrogado até 25/02.
      Recomendamos que o uso de logos e identificações sejam feitos no verso da fotografias, de modo que não venha a interferir na leitura das imagens,

      Espero ter ajudado.
      Fique atento, o prazo de inscrição vai até dia 25/02. Boa sorte.

    1. Lidia, atente para o Edital:

      2.2.2 Os trabalhos deverão ser enviados somente na forma impressa. Sendo
      assim, deverão ser enviados 1 (um) dossiê e 1 (um) portfólio no tamanho
      máximo de 30v40 cm e que contenha os seguintes itens:
      Série de, no mínimo, 8 (oito) a, no máximo, 12 (doze) imagens no tamanho
      máximo de até 24v30 cm cada uma;
      Breve apresentação sobre o trabalho com no máximo 15 (quinze) linhas;
      Currículo resumido em 1 (uma) folha;
      Dados técnicos de montagem, formato e dimensões para apresentação
      da obra.
      Para o caso de séries constituídas de dípticos, trípticos ou polípticos,
      a quantidade permitida de imagens – total das imagens
      únicas apresentadas no portfólio – será ampliada para até no
      máximo 16 (dezesseis)imagens. É importante ressaltar que neste
      caso também deverão ser obedecidos os limites apresentados
      nos itens 4.3 e 4.4.

      Espero ter ajudado.
      Fique atenta, o prazo de inscrição vai até dia 25/02. Boa sorte.

  15. Olá Debb, já tô com quase tudo preparado para ir fazer a minha inscrição, mas, gostaria de tirar uma pequena dúvida em relação a possível apresentação no espaço do salão.

    Em uma folha separada eu coloco os seguintes dados: 1- as imagens terão tamanhos de 30 cm vestical e 45 cm horizontal cada uma sem moldura. Com moldura cada peça passa ater as seguintes medidas: 35 cm na vest. e 50 cm na hor. aproximados.

    2- Molduras em madeira, tipo caixinha, de cor preta e sem vidro

    3- A disposição das imagens no salão gostaria de deixar a cargo dos organizadores

    Se vc tiver um exemplo por aí que possa mandar pra o meu email eu te agradeço. Um abraço!

    1. Antônio,
      você que deverá nos dizer como que as suas obras ficariam dispostas.
      Pode ser numa folha do word, as miniaturas das imagens na sequencia/ordem/disposição que você quer.
      Quanto às informações anteriores, sobre dimensão e molduras, estão todas certas.

      Espero ter ajudado. Boa sorte.

  16. O currículo seria o pessoal, esse que entregamos em empresas, ou só com experiências fotográficas? Não tenho experiências fotográficas registradas, posso colocar apenas meus dados principais (como no cabeçalho do currículo profissional)?

    1. Isso, Karol,
      como você não tem experiencias anteriores relacionadas à fotografia,
      você colocará os seus dados anteriores e falará um pouco sobre o seu interesse na área fotográfica.

      Espero ter ajudado. Boa sorte.

  17. Debb,

    1) Vou inscrever 4 Polípticos (com 4 imagens fotograficas cada), estas 4 instalações são compreendidas como 16 imagens correto?

    2) “4.3 Para as obras bidimensionais os tamanhos não devem ultrapassar o formato de 50x60cm. Para os casos de instalação ou objeto, o espaço físico destinado à obra não deverá ultrapassar a largura de 2,00m v 3,00m e altura
    de 2,20m (dois metros e vinte centímetros), incluindo propostas para
    instalação de parede.”

    Então cada um dos meus polípticos deve estar dentro desta medida de 3×2,2m ou todos os 4 juntos devem caber dentro desta medida de 3×2,2m ?

    1. Laercio,
      1) Correto, 16 imagens.
      2) A medida é para o tamanho total, já com todas as obras cabendo juntas dentro dessa medida.

      O prazo encerra hoje (25/03).

      Boa sorte.

    1. Não Irla,
      não é obrigatório, pedimos o currículo para saber qual a trajetória e os interesses da pessoa na fotografia.

      O prazo encerra hoje (25/03).

      Boa sorte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *