Seminário “Olhos de Assombro” debateu a necessidade da formação artística e cultural

Share This:

Por: Debb Cabral

Na ultima sexta-feira (27) foi realizada a ultima ação da 5ª edição do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. O seminário educativo “Olhos de Assombro” reuniu estudantes de Artes Visuais, Museologia e funcionários de espaços culturais.

Entre os assuntos abordados estavam a mediação cultural e a importância de se atentar para as necessidades do outro. Essas ideias foram trabalhadas na forma de uma dinâmica, na qual, em duplas, um participante tinha os seus olhos vendados e precisaria da ajuda do outro para guia-lo e cuidar dele, num exercício de confiança.

Fotos: Debb Cabral

Das experiências com as visitas escolares, a Equipe do Educativo percebeu a necessidade de trabalhar o espaço do museu como um lugar que acrescente conteúdos diversos aos estudantes. É importante que educadores e alunos atentem para isso, bem como os espaços culturais. “O papel do museu é explorar os conteúdos da sala de aula”, observou Milena Claudino.

Adriele Silva, Coordenadora da Ação Educativa, ressaltou a importância da arte na educação. “É muito curioso perceber que o primeiro contato com a arte é um momento de encantamento. A questão é: como manter esse encantamento atrelado ao entendimento? Os conhecimentos estão acontecendo simultaneamente”, disse.

Foi unânime a conclusão de que o educador deve encarar o contato com a arte não como um exercício disciplinar, mas como um exercício de experimentação, trabalhando a percepção e a sensibilidade dos alunos. “Quando o professor para de pensar no tradicional e trabalha a experiência a turma tem muito mais a ganhar”, acrescentou Gladis Brito.

Estudante fez uma releitura da foto "Homens brigando na seca", da vencedora série "Ao Lado" de Diego Bresani

A ação encerrou com a ideia de que é necessário discutir os diferentes olhares e que trabalhar isso nas ações educativas é um processo importante de construção de significados.

Criado em 2010, o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é um projeto nacional que incentiva a cultura, a arte e a linguagem fotográfica em toda a sua diversidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *