Belem.Pará.Brasil. CIDADE. Abertura do VII Premio Diario de Fotografia, na Casa das 11 Janelas. 14/04/2016. FOTOS: jader Paes. Diario do Pará

Diário Contemporâneo abre exposições em edição histórica

Share This:

Por: Debb Cabral

As noites de 14 e 15 de abril marcaram o lançamento oficial da Coleção Diário Contemporâneo de Fotografia. Na ocasião ainda foi apresentada a mostra especial que também se divide entre o Museu da UFPA e o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas. Segundo Mariano Klautau Filho, curador do projeto, apesar de ocorrer na época de comemoração dos 400 anos da cidade, “nós não queríamos transformar uma exposição sobre Belém em algo romantizado e equivocado. Nós estamos em uma cidade potente, uma cidade importante, mas que está repleta de problemas de manutenção, de memória urbana e de cidadania. Então, nossa ideia para esta exposição foi chamar pessoas que estão atuando e pensando essa cidade”, explicou.

Belem.Pará.Brasil. CIDADE. Abertura do VII Premio Diario de Fotografia, na Casa das 11 Janelas. 14/04/2016. FOTOS: jader Paes. Diario do Pará
Foto: Jader Paes/Diário do Pará

O Espaço Cultural Casa das Onze Janelas é o museu de arte contemporânea de Belém, um espaço democrático e já consolidado no cenário artístico nacional. Mariano o destacou como ponto de convergência entre a produção local e a nacional. Ele é o lar de outras coleções de arte contemporânea, as quais a Coleção Diário Contemporâneo de Fotografia se junta. “A Coleção só existe porque há, em Belém, espaços sedimentados de produção e debate artístico”, afirmou.

O Museu da UFPA foi a primeira casa a receber o projeto ainda em 2010, só no ano seguinte o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas se juntaria na parceria. Segundo Jussara Derenji, diretora do MUFPA, “formar uma coleção, em dois museus contemporâneos, é um testemunho importantíssimo do nosso tempo. Tempo este que não é tempo muito agradável e não é um tempo de muitas certezas, mas sim um tempo de desencontros. Esta coleção vai permanecer exatamente como testemunho deste tempo que nós estamos vivendo”, disse.

Jussara lembrou da iniciativa de Assis Chateaubriand ao formar a “Coleção Brasiliana”, de grande importância por reunir obras que contam a história da arte brasileira. Essa iniciativa serviu como referência para diversos museus formarem coleções assim. “Na importância eu tenho certeza de que nós teremos, com o Diário Contemporâneo, algo muito similar ao que ele pensou e que conseguiu. Essa coleção honra todos nós e vai ser o nosso testemunho para o futuro”, finalizou.

VISITAÇÃO

A exposição “Coleção Diário Contemporâneo de Fotografia”, que traz os trabalhos que integram a coleção de fotografias do projeto é vista, em 2016, pela primeira vez formando um conjunto constituído oficialmente. As obras ficam sob a guarda do Museu da UFPA e do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas. Além disso, os dois espaços recebem a mostra especial “Belém: Ressacas, Heranças”, com trabalhos de fotógrafos atuantes no Pará. A entrada é franca e a visitação segue até dia 19 de junho.

SERVIÇO: O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é uma realização do jornal Diário do Pará, com patrocínio da Vale, apoio institucional do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, do Sistema Integrado de Museus/ Secult-PA, Sol Informática e Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA). Informações: Rua Aristides Lobo, 1055 (entre Tv. Benjamin Constant e Tv. Rui Barbosa) – Reduto. Contatos: (91) 3355-0002; 98367-2468; contato@diariocontemporaneo.com.br, premiodiario@gmail.com e www.diariocontemporaneo.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *